Venham conhecer a Costa Lycia

O palco escolhido para a última etapa da nossa viagem à Turquia, o muito desejado descanso depois de percorrer as ruas movimentadas de Istambul, e os vales e formações rochosas da Capadócia, foi Kas.

Como já tinha dito, quando “construi” estas férias, a minha intenção foi criar umas férias completas em que todos pudéssemos conhecer melhor este país fantástico (embora ainda tenha ficado muito por ver) e fugir dos locais mais óbvios procurados pelos turistas.

Depois de muita pesquisa descobri uma vila de pescadores linda e pouco explorada pelos roteiros turísticos (felizmente) que me encantou e foi aqui que decidimos criar a nossa base para conhecer a Costa Lycia.

Ficamos instalados na Península de Kas, num hotel boutique pequeno, familiar e charmoso chamado Lycia Hotel

O hotel é tranquilo e com um serviço familiar mas muito cuidado sob a supervisão da anfitriã Mary que foi simplesmente maravilhosa. Desde a organização de passeios, agendamento de transportes, recomendação e reserva de restaurantes, simplesmente fantástica! No primeiro dia como perceberam que a pequena Mogli não gostava das opções do pequeno almoço foi comprar os cereais preferidos, e no final para não estragarmos a última manhã de descanso foi-nos buscar os resultados dos testes de covid dos mais velhos ao hospital!

Foram dias maravilhosos de descanso, muitos mergulhos, almoços e jantares memoráveis, finais de tarde em vilas de encantar e alguns passeios pela beleza única da Costa Lycia.

A maioria dos dias acabamos por ficar mais pelo hotel, com descidas até à praia para mergulhos, com tempo para a Mogli dormir a sesta, tempo para ler, tempo para jogar às cartas ou simplesmente não fazer nada!

Fomos por duas vezes jantar à vila de Kas, uma vila piscatória super pitoresca. Percorremos as ruas para cima e para baixo entre as casas que parecem de bonecas com varandas floridas, parando nas lojas típicas, comprando uns souvenirs aqui e ali.

Jantamos no Sempati com uns amigos que conhecemos no hotel. Maravilhoso!!

Jantamos também no restaurante Bi Ugra Meyhane por recomendação do hotel. Também adoramos!

Antes de jantar vão beber um copo ao bar Barcelona! Vale a pena! Música excelente e boas bebidas (e vêm sempre pipocas a acompanhar – se forem com miúdos é infalível para os entreter!)

No último dia fomos ainda jantar a Kalkan, uma vila que tem uma maior influência britânica (talvez por isso aqui falem um pouco melhor inglês, o que desde já vos digo é um pouco difícil no resto da Turquia), ao restaurante Kalamaki no centro de Kalkan também por recomendação da nossa Mary! Jantamos num rooftop com vista sobre a vila com um ambiente e uma decoração de tarar. Jantamos maravilhosamente bem e fomos muito bem recebidos!

Quanto a passeios:

Antes de irmos de férias tinhamos decidido que quando chegássemos a Kas se quiséssemos alugariamos um carro pelos dias que fossem necessários. Asneira! Quando lá chegamos quase não havia carros disponíveis por isso arranjamos carro apenas para um dia!

Mas mais uma vez a nossa fantástica Mary orquestrou uns passeios fantásticos para fazermos nos outros dias e que digo, foram a solução perfeita para tornar estes dias ainda mais memoráveis!

Fomos fazer um passeio de barco de 1 dia pela Costa Lycia com saída pelas 10h do porto de Ucagiz e regresso já depois das 19h para ver o sol a pôr-se por trás dos montes e encostas.

Foi um dia o mais perfeito possível para todos! Um dia descontraído, com muitos mergulhos em águas turquesa cristalinas, com passagem por ruínas submersas, baías de sonho, um almoço preparado só para nós por uma família local. A Benedita até aprendeu a pescar com corda com o pequeno Derem (filho do capitão do barco que nos levou a passear)!

Acabamos o dia deitados no convés a ver o pôr do sol e voltamos para o hotel em estado zen! Um dia mais que perfeito para todos sem dúvida!

Outro dia fomos até Kas e apanhamos o barco para Nuri Beach. Saímos na última paragem num local com várias estrados e camas sobre as rochas numa baía tranquila e maravilhosa para nadar! Tínhamos uma cama de praia gigante para os cinco e o preço da entrada cobria o valor da cama e da alimentação e bebida.

Foi um dia para descontrair, nadar muito, resumindo: dolce fare niente!!

No dia em que tínhamos carro resolvemos ir até Patara Beach. Esta praia com um areal enorme é famosa e com razão. É linda e o mar mais uma vez fantástico para uns bons mergulhos!

Atenção! A areia é bastante escura por isso têm de ir de chinelos até à água caso contrário queimam os pés! Friendly advise!!

A praia tem um bar de apoio com bastantes opções de almoço, mas aviso já, tudo bastante sofrível, mas barato!

Depois de uns bons mergulhos (ai.. que saudades tenho já deste mar!!) e de um almoço (este pouco memorável) fomos explorar um pouco mais a costa e parámos na Praia Kaputas. 

Quando chegam ao início das escadas que vos levam até à baías da praia lá em baixo ficam sem respiração, acreditem!! A água turquesa e cristalina, as pedrinhas brancas, a baía recortada! É de sonho!

Vale bem a pena descer e subir as escadas para darem uns bons mergulhos neste mar transparente! Já vos disse que já morro de saudades destes mergulhos em águas quentes e transparentes?

Kekova
Passeio de barco das Ilhas Kekova
Nuris Beach
Patara Beach
Kaputas Beach
Kaputas Beach

Estes foram dias de sonho! Muito descanso, boa comida e boa (e muita) bebida, muitos mergulhos e bons momentos em família! Passeios em estradas de sonho que serpenteiam por encostas verdejantes que descem até baías tocadas por águas lindas e transparentes e salpicadas com vilas de encantar! 

Estas férias vamos com certeza para sempre recordar!

Ainda não conhecem esta zona da Turquia? Garanto-vos que é um local que vão querer conhecer.

Mergulhem nas fotos que vos deixo, fechem os olhos e ouçam o mar a bater nas pedrinhas da praia e depois digam se não estão cheios de vontade de fazer as malas e partir à descoberta da bela e, ainda, desconhecida Costa Lycia!

Boa viagem!

Sofi