Desconfinar passito a passito?

Olá e bem vindos à nova casa da Sofi Plus Four!

Agora que começamos a desconfinar, passo a passo, devagar mas com confiança, achei que era uma boa altura para estrear este espaço.

Não sei quanto a vocês mas nós já estamos cheios de vontade de  sair e explorar o mundo e cheios de planos para este ano!

No meio de tudo isto sei que alguns estarão mais receosos de começar já a voar, outros estão só à espera do “tiro de partida” para abrir as asas e voarem por aí.

Mas quer sejam mais receosos ou mais aventureiros todos ou quase todos terão vontade de começar a sair do ninho e começar a aproveitar os dias bons que se avizinham nem que seja em passeios e aventura perto de casa.

E existem tantas coisas que podem fazer mesmo sem apanhar um avião e ir para o outro lado do mundo, tantos cantos à casa que provavelmente ainda não conhecem, tantos programas que podem fazer mesmo sem ter de fazer malas.

Por isso neste primeiro post deixo-vos algumas dicas de programas que podem fazer perto da vossa “zona de conforto” até sentirem vontade e segurança para abrirem as asas e partirem para novas descobertas. 

  1. Visitar os Passadiços do Paiva e percorrer a maior ponte pedonal suspensa do mundo! Esta é uma caminhada que já está nos nossos planos. Só espero conseguir superar as minhas vertigens porque deve ser uma experiência inesquecível. Podem adquirir os bilhetes online em packs que incluem a entrada nos Passadiços do Paiva.
  2.  Fazer um picnic no vosso jardim preferido com direito a uma caminhada em família.
  3. Um passeio de bicicleta à beira rio (ou beira mar) com direito a paragem para almoço!
  4. Uma caminhada na Quinta do Pisão!
  5. Um dia, ou um fim de semana (porque não pois se esta vila tem tanto para oferecer?) passado na bela, verde, mágica e ainda misteriosa Sintra, calcorreando caminhos históricos, conhecendo castelos e palácios e passeando em jardins mágicos.
  6. Subir ao Convento da Peninha! Aproveitem um dia de sol e não se vão arrepender! A paisagem é linda de morrer! 
  7. Se estiverem no Porto partam numa viagem no tempo no comboio histórico do Douro. Deixo-vos o link para mais informações. https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar/em-lazer/cultura-natureza/comboio-historico

Há um tempo para partir, mesmo quando não há um lugar certo para ir

Tennesee Williams
Programas para desconfinar com pequenos Moglis:
  1. Estejam atentos à programação para crianças da Fábrica de Braço de Prata (Bracinho de Prata) tem peças lindas para os mais pequenos! Já fomos a várias e adoramos!
  2. Para um passeio mais longo uma ida ao Dinoparque da Lourinhã é infalível!
  3. Para os entreter até à exaustão no meio da natureza um dia passado no Parque Rural do Tambor também não vai falhar de certeza!
  4. Estejam atentos às ideias de passeios, caminhadas e aventuras do site https://caminhando.pt/. Aqui encontram opções de passeios, visitas guiadas e trilhos a percorrer por várias zonas do país e para todos os gostos e para toda a família.

Agora que os restaurantes, bares e esplanadas estão abertos com menos restrições aproveitem também para voltar ao convívio à volta de uma mesa, pois que melhor há nesta vida que uma boa conversa à mesa acompanhada de uns bons petiscos e regada por um bom vinho? Vou deixando dicas de sítios giros no meu instagram. Vão lá espreitar.

"Vá para fora cá dentro"

A velha máxima esteve em voga nos últimos meses. E para retomar a confiança em voltar a  fazer as malas e partir não há melhor do que aventurar-se por este nosso país tão bonito com tantos sítios lindos para conhecer.

Por isso deixo-vos algumas dicas de sítios lindos para passarem um dias “desconfinados” maravilhosos. Há, claro, muito mais sítios maravilhosos para desconfinar em bom por este país fora mas não caberiam todos neste post, por isso deixo aqui apenas alguns mas estejam à vontade para me contactar por aqui ou pelo instagram para vos dar dicas e conselhos de estadias “cá dentro”. 

  1. Herdade da Matinha:  perto da vila do Cercal usufruam da tranquilidade do campo com a costa alentejana mesmo ali ao lado com as suas praias lindas e, ainda, selvagens. Têm espaços que se adaptam a qualquer tipo de família. Vejam em https://www.herdadedamatinha.com/ as ofertas especiais disponíveis.
  2. Casas da Horta: em Alcácer do Sal, este refúgio no campo disponibiliza unidades individuais totalmente equipadas para receber uma família (cozinha equipada, zona de estar, um terraço para contar as estrelas no céu pela noite fora) e quem tiver animais de estimação saiba que neste espaço são bem vindos. Para delícia dos mais pequenos na propriedade existem cavalos e burros e bicicletas à disposição dos hóspedes. Vejam a página do instagram deste alojamento aqui.
  3. Craveiral Farm House: o lema deste espaço perto da Zambujeira do Mar é “estar em casa fora de casa”, o equilíbrio perfeito entre luxo e simplicidade e independência e a comodidade de se sentir apoiado em tudo o que precisar. Link aqui.
  4. São Lourenço do Barrocalhotel rural que nasceu num monte alentejano que passou de geração para geração da mesma família. Vale a pena ficar alojado neste hotel charmoso mas despretencioso em que os olhos se perdem na vastidão da paisagem de  vinhedos e oliveiras.

E já perceberam que, para mim, relaxe e descanso é sinónimo de Alentejo (ou não fosse dos meus retiros preferidos em Portugal). É aqui que acalento o sonho de me refugiar quando as crianças deixarem o ninho e quiser fugir do buliço constante da cidade!

A felicidade é de como se viaja e não do seu destino

Roy M. Goodman

Bons passeios e sobretudo, sejam felizes onde quer que vão.

Por aqui já estamos a contar os dias para a próxima aventura que nos vai levar ao outro lado do oceano! Apostas quanto ao destino?

Boa viagem!

Sofi