Eu fico em Portugal!

Muitas vezes quando pensamos em férias paradísiacas vêm nos à cabeça ilhas tropicais longínquas, florestas densas na Ásia, templos mágicos na Indonésia, safaris em África, praias de areia branca e águas cristalinas nas Maldivas ou numa ilha da Tailândia.

Mas aqui mesmo no nosso ninho lusitano temos paraísos escondidos à espera de ser descobertos e alojamentos maravilhosos pelos 4 cantos do país quer vos apeteça partir à aventura com a família, uma escapadinha romântica a dois, sentir o cheiro a maresia ou embrenharem-se na natureza verdejante do interior.

E neste ano tão especial que nos obrigou a esquecer as viagens longínquas e olhar para o que temos aqui mesmo ao nosso lado, que nos obrigou a parar, focar-nos na família, consumir mais local e passear “cá dentro”, vamos lá partir à aventura e conhecer o nosso fantástico país.

Por isso, e porque tenho pesquisado muito alojamentos por este país fora para as escapadinhas que temos planeadas este ano, deixo-vos aaqui algumas ideias de sítios que já conhecemos e adoramos e outros sítios que estou mortinha por ir experimentar!

– Para aventuras em família:

1. A Herdade da Matinha (Cercal):

O sonho que Mónica e Alfredo idealizaram a primeira vez que viram este vale verdejante no Cercal é o local ideal para aproveitar a calma e lentidão do decurso do tempo no campo com as melhores praias da costa vicentina a dois passos.

Aqui podem fazer um retiro de Yoga, fazer um passeio a cavalo no campo ou à beira mar ao pôr do sol ou simplesmente saborear um belo copo de vinho no alpendre com boa música de fundo!

É um local que pela versatilidde e diferentes experiências que oferece é fantástico para usufruir em família ou a dois.

Foto Matinha.jpg

2. Terra do Sempre (Grândola):

Nesta casa podem viver as aventuras de Alice no pais das maravilhas, Tom Sawyer, Peter Pan e Robin Hood, sonhar com o amor de Romeu e Julieta ou “acampar” nas tendas África minha, Hakuna Matata ou Tarzan e Jane.

No Verão têm noites de jantar tipicamente alentejano preparado pela Dona Gertrudes e cinema no jardim para os mais pequenos, passeios à quinta da Dona Gertrudes para ver se nasceram novos patos, cabras ou ovelhas bebés, surf na praia do Carvalhal, yoga e massagens, passeios a cavalo no campo ou na praia.

As belas praias de Melides, Aberta Nova, Pêgo e Carvalhal estão a dois passos e se forem com os pequenotes podem sempre fazer uma visita ao Badoca Park!

IMG_9937.JPG

IMG_9955.JPG

IMG_9989.JPG

3. Zmar Eco Experience (Zambujeira do Mar):

Perto da Zambujeira do Mar e de Vila Nova de Milfontes este é um destino muito procurado por famílias que nós ainda não experimentamos. O hotel tem por base um conceito de sustentabilidade ambiental e proximidade das crianças com a Natureza. Têm 3 piscinas (uma de crianças, uma exterior com 100 metros e uma piscina interior aquecida de ondas!)

Manter a família ocupada não é difícil com bicicletas à disposição, campos de ténis e padel, circuitos de arvorismo, uma quinta pedagógica com vários animais, a Casa Kidz com workshops e ateliers para os mais pequenos….

Zmar eco.png

4. Ohai Nazaré (Nazaré):

Outro local que queremos muuuuito conhecer! Para quem vai com crianças o parque aquático e o parque infantil são o must deste hotel.

Se querem desfrutar da natureza perto das melhores praias de surf do país e conhecer a beleza da Nazaré têm de visitar este espaço.

E para quem tem amigos patudos em casa saibam que o Ohai é pet friendly. Aqui os vossos amigos patudos têm um circuito de agilidade à disposição e chuveiros.

5. Casas da Estação (Beirã Serra do Marvão):

Este é um dos locais que planeavamos visitar este Verão mas quando nos lembramos de começar a fazer marcações estava cheio. Além disso teriamos de levar a Becas (a nossa cadelinha) e neste espeaço não aceitam animais. (apesar do booking dizer que sim confirmei directamente com a proprietária).

As Casas da Estação ficam em frente da bela Estação de Comboios da Beirã e são o local ideal para explorar as maravilhas da Serra do Marvão. Em cada uma das casas disponíveis podem usufruir com a vossa família de um espaço relaxante e tranquilo onde podem desligar do mundo, com toda a segurança e mantendo se assim quiserem o necessário isolamento.

– Para uma escapadinha romântica a dois:

1. Hotel and Croquet  (Ferreira do Alentejo):

Este hotel boutique com ar super british é um local super charmoso para usufruir de uns dias calmos a dois. Já anda a chamar por nós há uns tempos para um fim de semana romântico mas ainda não tivemos oportunidade de ir conhecer.

Os quartos têm entrada independente para maior privacidade dos hóspedes.

Para os afficionados disponibiliza um campo oficial de croquet aprovado pela Federação Mundial de Croquet.

hotel and croquet.jpg

2. Casas do Côro (Marialva):

Um amigo falou-nos neste espaço há uns dias e andamos ansiosos por marcar uns dias a dois neste hotel.

Estamos no entanto um pouco indecisos entre irmos sozinhos ou com a familia toda atrás porque a zona tem coisas lindas para visitarmos com os miúdos como a própria aldeia de Marialva e as pintura e museu de Foz Côa.

Vão ver o site, deliciem-se e planeiem uns dias de descanso e belos repastos e especialidades beirãs.

3. Quinta da Comporta (Comporta):

Este espaço emano o espírito boho-chic da Comporta que adoro! Também está na minha lista de locais “must go” com o maridão!

4. Areias do Seixo (A-dos-Cunhados, Torres Vedras):

Este hotel que consegue aliar o luxo e a simplicidade de uma forma brilhante vale a pena conhecer não só pelo maravilhoso espaço mas pela experiência gastronómica que oferece aos hóspedes.

Brindar à vida ao por do sol no círculo de fogo, dar um passeio de bicicleta,  ter uma aula de yoga ao ar livre com o som do mar a bater nas rochas são algumas das experiências que podem ter neste hotel que nos convida a desligar do mundo e ligar-nos à natureza e sentir o tempo andar mais devagar!

A voltar, certamente!!

5. Moinhos de Ovil (Baião, Douro):

Este paraíso perdido em Baião com decoração super cozy e rústica a transbordar charme convida a ir e ficar uns dias e esquecer a vida lá fora!

Deixo-vos estas palavras de Isabel Saldanha que descrevem bem o local: “Os Moinhos de Ovil têm essa magia, esse toque de pó de fada, esse brilho. E nós voltamos de lá mais PAN´s que Peter, deixámos os ganchos na corrente do rio e chegamos a Lisboa com a certeza que ainda temos alma de meninos perdidos. E que voltaremos, as vezes que forem precisas, para nunca nos chegarmos a encontrar. Só porque a graça da magia, dizem as fadas mais sábias…está no brilho da procura eterna.”

Este é um daqueles locais que ainda não conheço mas rapidamente tenho de mudar isso!

6. Vale do Gaio (vila do Torrão Alentejo):

Já estivemos neste espaço antes de ter a Benedita e a primeira imagem que me vem à memória é do maravilhoso terraço sobre a Albufeira do Vale do Gaio com refrescantes sprinklers por cima onde sabe bem almoçar ou beber uma bebida depois de jantar.

Comemos sempre maravilhosamente bem e fomos super bem recebidos!

Este é um espaço para usufruir do silêncio e descansar. Seguramente um local onde queremos voltar.

– Se não se importarem este ano de fazer uma pequena viagem de avião:

Quinta da Abelheira (Fajã de Baixo, São Miguel)

Este turismo rural em São Miguel convida a que os hóspedes se sintam confortáveis e em casa.

A Quinta beneficia de uma localização privilegiada com vistas para a montanha verdejante e o azul do atlântico e é o “quartel general” ideal para partirem à descoberta das maravilhas desta ilha esmeralda!

quinta da abelheira.jpg

Espero que gostem das minhas sugestões.

Estamos agora quase quase de partida para a primeira parte das nossas férias para uns dias em família a Norte onde vamos descansar, respirar ar puro e ganhar energias para a etapa seguinte: se tudo correr bem uma dia à Ilha da Madeira!

Depois conto-vos tudo!

Aproveitem bem o nosso país este ano! Façam as malas e partam à descoberta das maravilhas de Portugal!

Boa viagem

Sofi