Dicas para a marcação de viagens!

Olá meus queridos!
Uma vez que ando numa senda de marcação de viagens para este ano (algumas das que vos falei no último post) lembrei-me de vos dar algumas dicas da melhor forma de pesquisarem viagens de avião e hóteis para conseguirem os melhores preços.
Para a marcação dos voos normalmente utilizo as aplicações da Skyscanner ou da Edreams.
Podem inserir as datas que pretendem (se são flexíveis ou não), destinos pretendidos, se o voo é de ida e volta ou só de ida, número de pessoas e tarifa pretendida (como viajamos normalmente os 5 é sempre económica :)).
Tenho aliás estas aplicações no telemóvel (além da aplicação do booking de que já falarei mais à frente e da Momondo que também utilizo). Podem monitorizar os preços das viagens que pretendem e criar alertas de forma a serem avisados caso apareçam viagens a preços mais baratos e receber newsletters com ideias e inspirações para as próximas viagens.
O programa de pontos da Star Alliance da Tap também é vantajoso por isso se tiverem muitos pontos também pode compensar fazerem a marcação através do programa Miles and Go. Por exemplo agora em Março marquei o voo para Nice através do programa de milhas da TAP e compensou imenso!
Relativamente aos hóteis usamos normalmente o Booking, ou caso seja mais adequado para a viagem em questão um apartamento, a plataforma do Airbnb (embora prefira claramente o booking pois o ano passado a experiência do apartamento do Airbnb em San Sebastian não correu muito bem! Se quiserem depois conto-vos!!)
Para mim o Booking é uma plataforma fantástica e tem sido o ideal para a marcação das nossas férias. Aliás pelo facto de já termos efectuado inúmeras marcações através desta plataforma acedemos ao programa Genius nível 2 que tem uma série de vantagens (desde descontos entre 10% e 15% em alojamentos seleccionados, pequeno almoço gratuito em alojamentos seleccionados, upgrade de quartos gratuitos).
Além disso uma série de alojamentos têm a opção de cancelamento gratuito até uma data bastante próxima da estadia o que para nós que, por questões de orçamento tentamos organizar as férias e escapadinhas com alguma antecedência, é óptimo pois posso marcar e depois ir controlando outras opções (mais baratas ou melhor localizadas) que possam aparecer.
Faço desde já aqui um pârentisis para dizer que não estou a fazer publicidade à Booking ou a qualquer outra plataforma mencionada acima pois não tenho qualquer parceria com as mesmas. Estou apenas a passar-vos a minha experiência de utilizadora :).
Relativamente ao booking faço também aqui um alerta e dou-vos um conselho: às vezes compensa contactar directamente o alojamento e comparar o preço para a estadia pretendida. Nem sempre acontece mas já nos aconteceu a reserva feita directamente no alojamento ou no site do alojamento ficar mais barata ou porque o hotel tem algum programa de desconto específico ou por outra razão qualquer.
Estas plataformas são realmente uma ferramenta extraordinária para quem quer viajar e permitem que organizem as vossas férias à vossa medida e estilo, com muito maior flexibilidade do que numa agência e dentro do orçamento que cada família estipule para si.
Na verdade numa agência estão muito mais presos aos programas pré-estabelecidos, estilo “pacote”, e se quiserem sair desses programas pré-determinados vai-vos ficar muito mais caro.
Mas faço aqui um pequeno aditamento: para alguns destinos podem ter toda a vantagem em marcar a viagem através de uma agência de confiança. Além de estarem totalmente apoiados caso alguma coisa corra mal no destino (o alojamento não corresponde ao pretendido, surge um problema com um transfer ou qualquer outra questão) têm um contacto directo que vos pode ajudar sem grande stress a resolver o problema.
Dito isto tudo a verdade é que para marcar uma viagem o ideal é: depois de escolherem o vosso destino, pesquisem muito, percorram as plataformas que costumam usar, ou se preferirem a uma agência da vossa confiança, para efectuar as vossas marcações e comparem sempre os preços.
E divirtam-se! Pesquisar um destino e depois planear toda a viagem pode ser extremamente divertido e se tiverem miúdos e eles forem mais velhos envolvam-nos neste processo! Eles adoram e torna toda a viagem muito mais empolgante!
Bj
Sofi
Anónimo
Oi Sofia, não querendo puxar a brasa à minha sardinha, mas porque sei bem do que falo, as agências de viagens, ao contrário do que as plataformas gostam de difundir de forma muito suave e indireta, também têm bons preços, principalmente no que toca a alojamento. Há destinos (mercados) em que a diferença é enorme e penso que não devem ser esquecidas. Já para não falar no serviço que prestam (muito além da venda do serviço: experiência, acompanhamento, consultoria, etc). Quando as coisas correm mal na net, voltam todos à sua boa e velha agência de viagens.Alguns a meio do dito SOS em busca de soluções.
Sofi
Olá…claro que sim. Até para alguns tipos de viagem pode ter toda a vantagem marcar por agência porque caso alguma coisa corra mal do outro lado do mundo temos um contacto de apoio que nos pode ajudar rapidamente a resolver o problema. Já nos aconteceu!