A magia do Natal!

Olá a todos!
O Natal está a chegar a passos largos e para quem ainda tem uns dias, e orçamento, guardado para viajar nesta altura do ano existem inúmeras opções.
Claro que é aliciante nesta altura do ano em que já começamos a ficar fartos de chuva e frio viajar para paragens mais quentes mas esse tipo de viagens implicarem maior flexibilidade quer quanto ao número de dia de férias, quer quanto ao investimento necessário.
Além disso existem destinos próximos e que nos propiciam uma experiência mágica que nos permite abraçar totalmente esta época natalícia que se aproxima a passos galopantes.
Antes de vos deixar aqui alguns descobri noutro dia uma plataforma, a Waynabox que permite adquirir uma experiência surpresa, a surpresa de Natal, que permite descobrir os melhores mercados de Natal da Europa. A experiência, que tem o valor mínimo de 400 euros por pessoa, inclui 4 dias de estadia com alojamento, voos e uma actividade surpresa. Apenas têm de indicar na plataforma o número de pessoas a viajar, indicar as datas pretendidas, eliminar os destinos que não vos agradam e escolher o tipo de alojamento pretendido.
Atenção que já vi críticas favoráveis a esta plataforma mas nunca experimentei por isso não posso dizer-vos por experiência própria como funciona.
Deixo-vos então algumas ideias de destinos que considero especialmente mágicos nesta altura do ano (sem qualquer ordem de preferência):
1. Dresden, Alemanha;
A Alemanha é famosa pelos seus mercados de Natal e todos os anos muitos europeus viajam a este país para serem contagiados pelo verdadeiro espírito natalício.
O mercado de Dresden, o Strizelmarkt, é o mercado mais antigo da Europa e remonta a 1434.
2. Nuremberga, Alemanha;
O mercado de Christkindlesmarkt é um dos mais conhecidos da Alemanha. Aproveitem para provar vinho quente, os típicos biscoitos de Lebkuchen e salsichas grelhadas. Decorre de 30 de Novembro a 24 de Dezembro.
3. Bruxelas, Bélgica;
Quando chega a época natalícia, Bruxelas organiza um evento chamado Plaisirs d’Hiver. Este ano marcado para 29 de novembro a 5 de Janeiro é o grande mercado da cidade e das festas de fim de ano. O evento é organizado na Grand Place no centro de Bruxelas. Além de um mercado de natal o evento tem também inúmeras actividades e animações como uma roda gigante, uma pista de gelo, uma árvore de Natal gigante e um mercado com mais de 200 tendas e barraquinhas.
4. Tallinn, Estónia;
A época de Natal é uma época especialmente bonita para visitar a cidade. Na praça principal da cidade existe todos os anos um mercado de Natal encantador onde é possível experimentar iguarias típicas da Estónia, incluindo vinho quente com especiarias, entre outros. O mercado funciona de 16 de Novembro a 7 de Janeiro
Este mercado foi inclusivamente eleito o melhor mercado de Natal de 2018.
O centro da praça da Câmara Municipal alberga todos os anos uma enorme árvore de Natal, e é à volta da mesma que o mercado se forma. As lendas locais dizem inclusive que foi neste local que surgiu em tempos idos a tradição da árvore de Natal que depois se espalhou por todo o mundo.
5. Zagreb, Croácia;
Todos os anos os ceús da capital da Croácia enchem-se de balões de fogo. O evento “Christmas Light of Wishes é já uma tradição do Natal desta cidade croata no qual os participantes se juntam emf rente da Biblioteca Nacional e lançam lanternas aos céus com pedidos de desejos.
Não sendo um destino óbvio para a época natalícia a verdade é que a cidade se transforma nesta altura do ano e adquire uma atmosfera mágica.
6. Londres;
Londres fica especialmente mágica nesta altura do ano. É uma cidade que veste muito bem as cores natalícias, sendo esta uma das cidades mais entusiasmantes para ser visitada nesta época do ano.
Desde ao Winter Wonderland, no Hyde Park, uma mercado na Southbank junto ao Tate Modern bem como as decorações espalhadas pela cidade e as músicas natalícias que se ouvem a cada esquina tudo torna esta cidade maravilhosa nesta altura do ano!
7. Nova Iorque;
Quando penso em Nova Iorque no Natal lembro-me logo do “Sozinho em casa II”. Esta é uma cidade entusiasmante em qualquer altura do ano mas adquire também um glamour especial na época natalícia.
Existem alguns clássicos que fazem parte da alma natalícia da cidade:
– Ver as Rockettes no Radio City Music Hall;
– Patinar na pista de gelo do Central Park (é maior e menos confusa que a de Rockefeller Center e que a pista que costuma ser instalada no Bryant Park nesta altura do ano);
– Ir a um Mercado de Natal (no Bryant Park – o que prefiro – em Union Square, entre outros);
– Passear em Dyker Heights Brooklyn e deliciar-se com as decorações natalícias das casas que competem umas com as outras em exuberância;
– Ver o Quebra Nozes no Lincoln Center;
– Maravilhar-se com as montras de Natal da 5.ª e da 6.ª Avenidas como a Cartier, a Tiffany’s, o Saks.
8. Paris;
Qualquer altura do ano é boa para visitar Paris mas a cidade da Luz nesta época do ano ganha uma magia própria.
As decorações nas ruas e nos monumentos, o Christmas Market no Trocadero, o Christmas Village de compras em Les Halles, a vila Natal no arco de la Défense, as pistas de gelo espalhadas pela cidade, sendo a mais conhecida a que todos os anos é colocada à frente do Hotel des Villes e as decorações de Natal espalhadas pela cidade tornam Paris ainda mais especial nesta época.
Esta é também uma altura especial para visitar a Disneyland Paris e viver um Natal encantado com a Disney!
9. Riga, Letónia;
Em Riga vive-se verdadeiramente o espírito natalício com a cidade toda vestida de branco e vermelho e caiada de neve e salpicada de mercados de natal por todo o lado.
Bancas pitorescas a servir produtos artesanais, o cheiro do vinho quente com especiarias, os enfeites e as luzes natalícias invadem a praça central junto da Câmara Municipal.
10. Rovaniemi, Lapónia, Finlândia;
Levar as crianças a conhecer o verdadeiro Pai Natal na Lapónia é a “verdadeira experiência natalícia”.
O verdadeiro ex-libris é a visita à casa do Pai Natal. Na aldeia existe um posto de correio onde chegam cartas dos 4 cantos do mundo. Podem ser feitos passeios puxados por renas ou de snowmobiling.
É possível viajar para Rovaniemi de comboio partindo de Helsinquia. Demora cerca de 12 horas a percorrer os 825 kms que separam Rovaniemi da capital da Finlândia. O trajecto é demorado…sim, mas para quem vai com crianças a viagem de comboio pode ser uma aventura verdadeiramente mágica. Dormir num comboio com a neve a cair lá fora à espera de para lá dos mantos brancos que vão “passando” pela janela encontrar o Pai Natal pode ser um verdadeiro acontecimento que ficará para sempre gravado na memória.
Claro que também é possível fazer a viagem de avião.
Se não puderem viajar nesta altura procurem a magia do Natal na vossa própria cidade. Existem mercados de natal, decorações maravilhosas, presépios vivos e muito mais por descobrir por este país fora.
Boa viagem e Feliz Natal!
Sofi