Nesta altura de final de Outubro e início de Novembro a maioria das escolas estrangeiras fazem uma pausa nas aulas e o liceu francês não é excepção.

Resolvemos aproveitar as férias dos mais velhos (e como para a Benedita faltar uns dias à escola ainda não faz diferença) para passar uns dias na nossa Invicta do coração….rever amigos, família, voltar aos sítios que nos são mais queridos. São sempre dias muito bons e que nos fazem voltar para Lisboa cansados mas de coração cheio .

Ia cheia de planos de actividades e sítios para visitar com os 3 pestes da casa mas os virús, viroses e afins que teimaram em não deixar a maison Fugas em paz trocaram-me as voltas. Mas entre idas ev vindas à CUF, diversas excursões às farmácias locais e muito mimo ainda houve tempo para alguns passeios e programas…só que não para todos, infelizmente. As meninas da casa ficaram a semana quase toda “de molho” e aproveitaram muito pouco estes dias…o que fez com que o Gonçalo tivesse alguns dias de filho único. 

Em apenas 4 dias no Porto conseguimos encaixar (e sem grande esforço) a festa de primeiro aniversário da nossa querida sobrinha, um jantar de amigos, uma ida a Serralves e um passeio pela Ribeira e baixa do Porto e ainda houve tempo para tratar de uma série de assuntos “mais burocráticos” pendentes e que ficam sempre para tratar nestes “regressos”.

IMG_20191022_203138.jpg

IMG_20191023_200422.jpg

Sempre que vamos ao Porto com algum tempo (o que às vezes entre almoços e jantares com amigos e família, aniversários e afins é difícil) programo sempre um ou mais dias com um programa mais “turístico” nos quais visitamos locais, museus e monumentos emblemáticos da cidade. Gosto que os meus filhos tratem a cidade por “tu” e que se sintam “em casa”.

Um dos sítios que mais gostamos de visitar é o Museu de Serralves e os seus jardins. Estava cheia de vontade de percorrer o Treetop walk (passadiço elevado junto às copas das árvores dos jardins de Serralves) e não fiquei desiludida…muito pelo contrário! Se ainda não visitaram esperem por um dia mais solarengo e não percam este percurso!

É uma experiência fantástica. É extraordinário como no meio da cidade nos conseguimos sentir envolvidos de Natureza, ar puro e paz por todos os lados!

IMG_20191023_152432.jpg

IMG_20191023_152617.jpg

Depois de percorrerem o passadiço não deixem de passear pelos jardins tranquilos, de parar para beber um chá na casa de chá ou, se levarem crianças, de visitar a quintinha e, claro, o Museu.

IMG_20191023_150742.jpg

IMG_20191023_150919.jpg

IMG_20191023_171607_740.jpg

IMG_20191023_153138.jpg

Ainda não tinha levado os miúdos ao Palácio da Bolsa, por isso decidi fazer um roteiro para uma tarde de passeio que incluísse uma passagem por este edifício emblemático da cidade.

Gostámos muito de passear pelos corredores deste Palácio que já albergou a Bolsa de Valores e descobrir a sua história. Descobrimos ainda um tio avô longínquo da família cujo legado junto da Associação Comercial se encontra reconhecido nos seus retratos pendurados em duas salas do edifício e que por qualquer razão me chamaram a atenção.  

IMG_20191024_144546.jpg

IMG_20191024_151045.jpg

IMG_20191024_145630.jpg

IMG_20191024_144304.jpg

Saindo do Palácio da Bolsa continuamos o nosso passeio pela Ribeira do Porto até à Ponte Dom Luís. Estava um lindo dia de sol (sim, parece estranho…pois nos últimos tempos tem sido um dilúvio constante). A vista da ponte sobre as duas cidades é de cair para o lado e traz-me toda a nostalgia de dias felizes vividos nesta nossa cidade (ai….se as pedras falassem!).

IMG_20191024_143646.jpg

IMG_20191024_153108.jpg

IMG_20191024_153116.jpg

IMG_20191024_153742.jpg

IMG_20191024_153822.jpg

IMG_20191024_153921.jpg

Outros passeios ficaram por fazer que terão de esperar por um novo regresso a nossa cidade do coração (dessa vez sem virus na bagagem, espero).

Mas os nossos “regressos” ao Porto não vivem só de passeios turísticos. São sim a oportunidade perfeita para matar saudades das pessoas de que mais gostamos e dos nossos cantinhos preferidos da cidade.

Para os miúdos não pode faltar nunca uma ida à Bacelar para comer os famosos enroladinhos de fiambre, quando o tempo permite um passeio no Homem do Leme e uma bebida tomada na esplanada com “cheiro” a maresia enquanto a Benedita brinca no parque, um passeio ou um piquenique no Parque da Cidade, um passeio na Baixa com direito a um éclair da Leitaria da Quinta do Paço, um almoço ou jantar em família num restaurante que é quase a nossa casa quando vamos ao Porto (o Treze), uma ida à casa da bivó para assaltar a lata das bolachas e comer uma fatia de bolo caseiro e muitos e bons momentos partilhados com a família e os amigos.

As nossas idas ao Porto são acima de tudo isso…a oportunidade para matar saudades da familia e dos amigos mais próximos…na maioria das vezes à mesa.

Se também gostam de bons momentos partilhados à mesa com quem mais gostam deixo-vos aqui algumas dicas de restaurantes a que gostamos muito de regressar quando vamos ao Porto. A escolha que deixo abaixo é abrangente em termos de estilo de restaurante (dos spots mais in na cidade aos mais tradicionais e familiares) e de valores:

Opções mais “gourmet” e consideradas dos “spots” in da cidade

– Euskalduna Studio;

– Officina

– Casario;

– Enoteca – Real Companhia Velha;

– Mistu

Mais familiares

– Pizzaria Luzzo na Avenida da Boavista

– Ikeda na Rua do Campo Alegre;

– Bar Tolo Meu;

– Oporto no Passeio Alegre;

– Treze (junto ao Mercado da Foz);

– Lapa Lapa na Praia do Molhe

– O António em Leça

Se forem fãs de brunch: a Camélia Brunch Garden na Rua do Passeio Alegre ou o Zenith Brunch and Cocktails na Praça Carlos Alberto são as nossas opções preferidas.

Se quiserem aproveitar o dia até às tantas e beber um copo ou dançar até de madrugada não há que enganar. Vão até aos bares da Praça Dona Filipa de Lencastre ou a um dos muitos bares situados na Rua das Galerias Paris ou da Rua Cândido dos Reis como a Casa do Livro, o Plano B, a Gin House ou muitos outros. Em qualquer altura do ano, e desde que não esteja a chover, a conversa animada de pessoas de copo na mão enche estas ruas e convidam a estender o dia por mais algumas horas. 

Por isso, seja para rever família ou amigos, para fazer uma primeira visita mais turística ou um regresso para conhecer melhor os “cantos à casa” não deixem de ir/voltar a esta cidade que está cada vez mais vibrante e que como é apanágio do Norte vos irá receber sempre de braços abertos.

Boa viagem!

Sofi